ATENÇÃO: Este Blog está repleto de spoilers, pois o público alvo são as pessoas que já assistiram o filme. Portanto, se não quiser estragar a graça de assistir o filme sem nenhuma influência, pare por aqui.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EFEITO BORBOLETA


Sinopse:Ashton Kutcher é Evan Treborn, jovem estudante de psicologia que teve diversos problemas enquanto criança e adolescente, sofrendo de desmaios e bloqueios de memória. Após reencontro com seu amor de infância, Kayleigh (Amy Smart, de ''Tá Todo Mundo Louco''), Evan descobre que, ao ler seu diário, consegue enviar sua consciência adulta para o passado, em seu corpo de criança. Ele altera atitudes e muda completamente o seu destino, de sua namorada e amigos. Mas Evan rapidamente descobre que ter o dom de manipular o passado, não significa controlar o futuro.

Trailler

Custei para entender o titulo do filme. Confesso que só percebi quando fui escrever esse pequeno texto.

Logo no inicio do filme temos a citação:

"Algo tão pequeno como um vôo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo."
Teoria do Caos
.

Forçando bem a barra é possível fazer uma analogia ao filme.


Um excelente filme, um dos melhores, na minha opinião, em relação a manipulação temporal. O desfecho é excelente...
...mas como a maioria dos filme que envolve manipulação/viajem temporal, esse ai também tem suas gafes:


A trama é interessante pois envolve o fato de Evan poder voltar em determinados pontos do passado ( pontos nos quais teve lapsos de perda de memória) e reviver tais momentos, podendo assim mudar a trajetória da sua vida e das pessoas que o rodeiam. Quando Evan vai para o passado depois volta para a "atualidade" tudo ao seu redor fica modificado, para ele é tudo uma novidade (somente para ele), para seus amigos a história alterada se torna fato do cotidiano.

Mas estranho é o fato de que quando Evan se encontra na cadeia, ele tenta convencer Carlos (seu colega de cela religioso) que seria capaz de ter estigmas de Cristo, Evan volta no momento da escola em que fez desenhos, nesse momento ele fura as duas mão de modo que quando volta para a "atualidade" ele apresenta cicatrizes nas mãos. Carlos por sua vez fica impressionado. Isto esta errado, pois toda vez que Evan altera a historia, as coisas só são "instantaneamente novas" para ele, não para as pessoas ao seu redor, para Carlos as marcas nas mão de Evan deveriam estar lá desde que ele entrou na prisão, e não deveriam ter aparecido do nada.

Outro fato é o desenho que Evan fez na escola, desenho que mostra a cena dele matando os dois bandidos da outra cela. No inicio do filme a mãe de Evan viu os desenhos, mas ele não poderia te-los feito ainda, pois na ordem cronológica da história ele não tinha voltado no tempo ainda,(em outras palavras... se no inicio do filme a mãe dele viu o desenho dos bandidos mortos, Evan já deveria apresentar as marcas nas mãos).

Seguindo a mesma linha de raciocínio, no momento em que Evan encontra seu pai, tendo o "apagão" e sofrendo assim um ataque dele, isso não deveria ter ocorrido na primeira "versão" do encontro entre os dois, pois foge da lógica cronológica da história. Inicialmente a experiência que Evan teve com o pai deveria ser outra, pois ele não teria contado sobre a habilidade de manipular o tempo. Evan só contaria tal fato em um momento mais avançado da resolução da historia. É meio confuso eu sei, eu tentei ser o mais claro possível, mas peço a vocês que me dêem um desconto... se é complicado de entender, imaginem explicar...


Apesar desse fatos que acabei de mencionar, repito na afirmação que dei no inicio dessa conversa: esse filme é excelente.

Confesso que ainda não vi o Efeito Borboleta 2, muitos me dizem que o filme é péssimo, isso me assusta pois não quero "quebrar o clima" que o primeiro filme me proporcionou. Mas prometo a todos que verei o segundo, e postarei aqui!

9 comentários:

  1. Eu vi o segundo e não o primeiro...Bom o segundo é desanimador, espero poder ver o primeiro e me animar.
    http://renata-medeiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Efeito Borboleta foi o MELHOR filme que eu já assisti!
    Talvez essas "gafes" foram propositais. O que eu quero dizer é, por exemplo a cena que vc falou do desenho que o Evan fez quando era pequeno, talvez ela queria indicar que por mais que ele tenha essa capacidade de voltar para o passado o modificar as coisas, ele não pode fugir do "destino"...
    Posso estar falando besteira tb, é complicado ;s hehe... (faz um tempinho que vi o filme)

    Efeito Borboleta 2 é "broxante" se comparado ao 1º ! Porque espera-se que seja uma continuação do 1º ... mas não é! é apenas outra história, com outros personagens e fatos, com a mesma base do primeiro: a capacidade de voltar ao passado. O primeiro é o melhor! E estou com medo de ver o 3º e me decepcionar! hehe

    leagal teu blog! =]

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. o primeiro eh bom o segundo não gostei..
    to te seguindo..
    me segue tabm1

    http://down-oldgames.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas.
    Hj postei sobre um filme tb.
    Comente lá, quero sua opinião.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Já assisti esse filme e recomendo..muito bom!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse filme, ainda mais porque o tema de uma das minhas monografias no tempo de graduação foi sobre Teoria do Caos.

    Ótimo filme!
    Ótimo Blog!

    Abraços Crononauta, do Éternauta
    Lacobos!

    Uahct!

    ResponderExcluir