ATENÇÃO: Este Blog está repleto de spoilers, pois o público alvo são as pessoas que já assistiram o filme. Portanto, se não quiser estragar a graça de assistir o filme sem nenhuma influência, pare por aqui.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

DÉJÀ VU

Sinopse:Chamado para recuperar provas após um atentado que explodiu uma balsa em New Orleans, o agente federal Doug Carlin (Denzel Washington) acaba envolvido em um projeto ultra-secreto do governo americano: um laboratótio que manipula a relação entre espaço e tempo, para ajudar a prevenir crimes no futuro.Mas será que essa maquina pode mudar o passado?

Trailer

Um filme com uma trama bem interessante.

É o filme típico em que o protagonista é “o cara”, Doug Carlin (o personagem principal) chega a ser enjoado de tão “bam-bam-bam” que ele é.Ele sabe de tudo, percebe o que ninguém vê, etc...

No filme, os cientistas descobriram um meio de dobrar o espaço sobre si mesmo, de acordo com a explicação do filme, sempre vemos o espaço como algo plano,como uma folha de papel, para se ver algo distante, a luz sempre teve que viajar por todo o espaço plano até o ponto. De acordo com os cientistas eles conseguiram dobrar o espaço e aproximar o alvo do observador e criar a chamada ponte Einstein-Rosen (conhecida de forma casual como passagem tempo-espaço, ou buracos de verme de Schwarzschild ou simplismente buraco de minhoca) e suspende-la atravez de um campo gravitacional.
Resumindo: eles dobraram o espaço e o tempo de tal forma que é possível interagir com exatos 4 dias e sete horas atraz.


Algo curioso do filme foi a teoria explicada no filme (e posteriormente, no final do filme, comprovada), a teoria da ramificação do universo:


“A visão tradicional do tempo é linear como um rio vindo do passado para o futuro, se acontecer algum fato significativo no percurso desse rio criar-se-a um novo braço que vai continuar fluindo para o futuro, mas por uma rota diferente.”

Se levarmos essa teoria em consideração encontraremos DIVERSOS erros e paradoxos no filme.

Se toda a vez que se interage significativamente com o passado se cria um braço com um futuro alternativo, Doug Carlin não poderia ter presenciado nenhum telefonema de Claire, ou ter visto o recado na geladeira dela e muito menos a ambulância na casa do terrorista.Todos esses fatos deveriam estar ocorrendo apenas no “braço do rio alternativo”.


Outra coisa interessante é que para enviar um bilhete para o passado foi causado um enorme Blackout em toda região, e mesmo assim foi muito difícil fazer tal feito. Porém Doug se voluntariou a voltar no tempo pessoalmente, mesmo sabendo que a carga eletromagnética elimina toda atividade elétrica (batidas do coração, ondas cerebrais etc..),e sabendo também que nem uma drosófila voltou viva da experiência. Mas para provar que ele é o maioral do filme ele voltou no tempo , e VIVO, o que (de acordo com o filme) é difícil de engolir.


Bem, ignorando a teoria das ramificações do universo, pois se levarmos em consideração isso não tinha nem o porque comentar o que irei dizer: O que motivou Doug a voltar no tempo e salvar Claire foi a mensagem deixada por ele mesmo na geladeira dela. Criando assim um paradoxo temporal, pois se ele voltou no tempo graças ao que ele leu na geladeira, quem escreveu aquilo na geladeira?

Uma questão que me deixou intrigado foi o fato de Doug interagir com o passado, usando um laser de bolso, no MONITOR do aparelho, o simples monitor já é uma ponte com o passado?

Apesar do filme deixar a desejar em questões temporais, ele é muito interessante pela trama, é um filme que vale a pena se ver.

23 comentários:

  1. Esses pontos que você cita no seu texto, que colocam em questão a coerência do filme, baseado em teorias de estudiosos, eu nem conhecimento tinha.
    Mas que a estória, a trama do filme, é boa, isso sem dúvida. É um filme que prende a atenção, mexe com a imaginação e faz o coração pular no peito, com sustos...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de coemntar apenas sobre o titulo do seo blog: achei legal
    Quase chorei. ;´)

    Simples, filosófico e mágico. VIAJEI POR ALGUNS INSTANTES AGORA! ;]

    ResponderExcluir
  3. esse filme é muito bom, já vi umas 4 vezes :D

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um bom filme, vou alugar...

    Um abraço!

    http://daniel.a.s.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a crítica ao filme. Meus amigos sempre falavam sobre o título, mas nunca me interessei em saber do que se tratava.

    ResponderExcluir
  6. Caraca! Esse filme é fodaa!!!
    Eu já vi! Gostei tanto que comprei!!!
    hahahahaha
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que não vejo filmes nesse estilo, mas achei bem interessantes as colocações que fez no post, até desenhou pra gente entender rsrsrs. Pena que eu já esteja com tantas teorias do espaço/tempo na cabeça que nem sei mais o que é isso quase rsrs.
    Vlw

    ResponderExcluir
  8. Parece ser muito bom esse filme, parece um grande desafio para o homem, mas homem nunca será Deus.

    Abs.

    http://librianodoamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adoro filmes, estou sempre aberta a sugestões. Parabéns pelo blog... Nunca tinham me falado sobre o filme, parece ser bom. ^^

    ResponderExcluir
  10. se o filme tem ação ta valendo srsrs...melhor que esses parados rsrsrs....

    ResponderExcluir
  11. è a sensação de já ter vivido algo ou situação, gstei do Filme.

    ResponderExcluir
  12. poxa... e olha que eu baixei esse filme tem um tempo mas fiquei com preguiça de procurar a legenda...rs...

    ResponderExcluir
  13. esse filme eh sensacional, seu blog eh sensacional!
    no decorrer do filme, denzel descobre que, tudo o que ele fez jah estava dentro dos planos.
    como eles mesmo disseram, quando mandam o bilhete para o passado, qualquer alteração na linha temporal eh como pequenas pedras no rio.
    para que o rio mude seu curso, é preciso jogar pedra o bastante para que faça com que a agua vá para outro lugar, e eh exatamente o que acontece.
    quando denzel percebe que tudo o que ele fez jah havia acontecido, ele muda de ideia e leva a garota com ele, achando que assim ele pode estar comessando a alterar o futuro.
    dpois disso, ao mandar ela avisar da bomba depois que o cara saiu, pois ele queria ele longe sabendo que iriam prendê-lo no futuro. a garota ve o terrorista entrando no barco e entra tambem. ali, nesse momento, quando o terrorista entrou, ao invez de ir embora eh que o curso do rio mudou, pois antes naum havia nenhum deles dentro do barco.
    ai sim houve a mudança, e denzel teve que matar o cara para que o rio naum voltasse ao seu curso prematuramente, ou seja, ele teve que se jogar com o carro e a bomba pra nuam explodir a barca!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse filme...viu.


    Gostei muito do seu blog...voltarei outras vezes.


    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  15. Os filmes com esse cara são ótimos!
    vou dar uma pesquisada pra ver acho ele pela net.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Seu blog eh maneiro, e qto ao filme o JT ja contou, não vou precisar mais assistir rsrsrsrsrs," brincadeirinha". valew

    ResponderExcluir
  17. Se não me engano, acho que já assisti esse filme. Essa coisa de manipular o tempo é muito doida...imagina se isso pudesse relamente acontecer? O mundo estaria mais bagunçado ainda. Parabéns pela crítica e pelas observações que fez do filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. esse filme é muito show, um tanto quanto confuso mais ainda assim muito show.
    http://infortunio-dark.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. engraçado isso, esse filme é mt dez e p mim n tv tais erros aki relacionados, é só assistir k irá entender.
    eu me edentifiquei com o filme, so k no meu caso eu vejo coisas k ainda não aconteceram, se forem ruins eu posso traçar outro caminho e mudar tal fato.
    se for bom, é claro k vai acontecer.
    minha ultima vizão foi ter visto a filha de minha sobrinha antes de nascer, ela veio ao mundo é mto linda, como eu descrevi.
    axo k a ciencia deveria estudar mais sobre isso, crimes poderiam ser desvendado, ou poderiam não acontecer.
    o filme mosttra uma máquina, mas a mente humana é bem maior k isso, como eu posso ver daki 5 anos a minha frente??? como é possivel eu estar aki hj e poder tocar no amanhã sem saber que vou estar vivo??
    isso eu tenho comigo.

    ResponderExcluir