ATENÇÃO: Este Blog está repleto de spoilers, pois o público alvo são as pessoas que já assistiram o filme. Portanto, se não quiser estragar a graça de assistir o filme sem nenhuma influência, pare por aqui.

domingo, 9 de agosto de 2009

A MÁQUINA DO TEMPO


Sinopse
Na Nova York de 1889, o cientista Alexander Hartdegen (Guy Pearce) tem duas fixações. Tão apaixonado por sua jovem e bela noiva Emma quanto pela ciência, ele passa a grande parte de seu tempo empenhado em demonstrar que é possível viajar através do tempo. Mas o que era apenas determinação torna-se rápida e literalmente um caso de vida ou morte quando uma tragédia o impulsiona a desejar alterar o passado.
Colocando à prova suas teorias com a máquina do tempo que ele mesmo inventou, Hartdegen viaja 800 mil anos para o futuro. E lá descobrirá que a raça humana não é mais formada de semelhantes, está agora dividida em caçadores e caça.


Trailer

Um filme marcante sobre o tema.

Um dos filmes que mais admiro sobre o assunto,pois ele é um dos filmes que deixam claro as questões dos paradoxos temporais. A pergunta principal do filme, e sua resposta são um prato cheio para os fãs de filmes sobre viagem no tempo.

Alexander viaja parar o futuro para saber "porque não se pode mudar o passado", e sua resposta é um prato cheio: Não se pode mudar nada no passado que venha a causar um paradoxo temporal.
Com essa resposta o filme não deixou falhas sobre esse aspecto científico.

Muitos questionam como funciona a máquina de Alexander Hartdegen , o filme não deixa claro como ele faz essa viagem.
Não sabemos se a máquina ocupa um volume no espaço quando esta fazendo a viagem, pois o viajante pode ver tudo que ocorre do lado de fora da máquina e quem esta do lado de fora no decorrer dos milhares de anos não vê a máquina, porém é possivel que os dois meios interajam entre sí.

Curioso é que sendo Alexander um ciêntista e levando em consideração que a máquina do tempo não faz viagens espaço-temporais, e sim viajens apenas temporais. Quando Alexander volta para o passado, ele não se preocupa no reflexo que levar a máquina ao passado em sua própria casa poderia causar, ou seja, ele não se preocupa em levar a máquina para algum lugar seguro onde não possa ocorrer paradoxos temporais ( ok...ok...o filme explica que é impossível tal paradoxo, porém Alexander não sabia disso, pois ele só foi ter conhecimento disso no final do filme).

Um fato a se pensar sobre o filme, é que mesmo depois de 800 mil anos, a lingua inglesa continuava viva. Podemos ver que tal coisa é um absurdo tirando como base a lingua portuguesa, o português na época colonial era algo bem diferente do português atual, e esse fenômeno foi em um intervalo de tempo de apenas 500 anos. Imagine o que ocorreria com a lingua inglesa em 800 MIL anos? (isso se ela ainda estivesse ativa, o que eu já acho um absurdo).

Quando a trama do filme começa a ser desvendada, Alexander esta em uma " caverna" com a raça "evoluida", que explica pra ele toda a história da evolução sem que Alex o perguntasse, pois o "ser evoluido" tinha habilidades mentais evoluidas, e assim, podia ler mentes. O interessante é que quando Alex estava na máquina pronto pra voltar para sua época, ele enganou o "ser" para trazê-lo para dentro da máquina do tempo, e assim mata-lo. Mas (que na minha opinião foi um erro do filme) o "ser", que podia ler mentes, e o fazia todo o tempo, não leu a mente de Alex para que assim prevesse o truque.


Esse é um filme que está na minha lista de "melhores filmes sobre o assunto", ele me chamou a atenção, pois (como já disse anteriormente) ele se preocupou em exclarecer questões de paradoxos.

4 comentários:

  1. "não possa mudar nada no passado que possa provocar um paradoxo temporal", poxa, só por essa parte me animo em ver esse filme...

    ResponderExcluir
  2. é um bom filme, NOCIVO fale a pena ver sim!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza um dos melhores filmes que já , e acho que as vezes, eles não se atentaram a detalhes como o que você citou , acho que são apenas complexos erros de continuação

    http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir