ATENÇÃO: Este Blog está repleto de spoilers, pois o público alvo são as pessoas que já assistiram o filme. Portanto, se não quiser estragar a graça de assistir o filme sem nenhuma influência, pare por aqui.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

Sinopse - Em 1972 Richard Collier (Christopher Reeve) é um jovem teatrólogo que conhece na noite de estréia da sua peça uma senhora, idosa, que lhe dá um antigo relógio de bolso enquanto, em tom de súplica, lhe diz: "volte para mim". Em 1980 Richard se hospeda no Grand Hotel, resolve então visitar o Salão Histórico e lá ele fica encantado com a fotografia de uma bela mulher, Elise McKenna (Jane Seymour). Collier fica tão obcecado com o rosto de Elise que pesquisa e descobre que ela é a mesma mulher que lhe deu o relógio. Fascinado e apaixonado pela bela mulher da fotografia ele descide voltar à algum lugar do passado para encontrar seu amor, mas para isso ele deve se desligar completamente do presente.

Trailer


Para quem se espantou vendo a viagem no tempo mais tosca de toda historia cinematográfica, com Cristopher Reeve interpretando o Superman (em SUPERMAN 2),e fazendo a terra girar ao contrário podem ficar tranquilos pois nessa história a viagem temporal não é tão ridicula.

Para os fãs de ficção cientifica, esse filme não é de se enxer os olhos, ele está mais voltado para um aspecto romântico do que um aspecto ciêntifico.

Muitos acham que a forma como Richard Collier (Cristopher Reeve) volta no tempo é algo extremamente absurdo, que reflete uma extrema falta de imaginação do autor. Particularmente acho ele foi sábio por não focar a história em máquinas do tempo e etc. Pois se a viagem temporal é possível, o meio mais provável de realiza-la seria atravéz da conciência. Estranho? Talvez. Está sendo comprovado que a máteria reage à consciência, isso foi demostrado pela
experiência de Thomas Young (mais conhecida como a experiência da fenda dupla).

Uma curiosidade é que Richard foi jogado diretamente para o presente quando se deparou com a moeda que estava no bolso direito do seu colete (moeda de 1979), porém logo quando ele faz a viagem temporal para 1912 ele levantou da cama e revistou seus bolsos, viu então a moeda no bolso dele mas ele não sofreu nenhuma viagem temporal por isso.Um erro do filme? Talvez não, pois o filme não deixou claro as questões que interferem nos viajantes do tempo.

Mas algo que eu não encontro explicação é o "Paradoxo do Relógio", no inicio desse filme Elise entrega o relógio a Collier, que por sua vez guardo o relógio. Quando ele volta no tempo ele deixa com Elise.Ela guarda o relógio consigo, por anos, até encontrar Collier na estréia de sua peça (no inicio do filme), criando assim um paradoxo: quem comprou o relógio? quem foi o primeiro a obte-lo? da onde ele veio? de que fábrica? quem o fez? simplismente ele surgiu do nada....

Para os interessados coloquei neste post um video didático sobre a experiência da fenda dupla. Apesar de ser uma animação a experiência é verídica.


quinta-feira, 23 de julho de 2009

O SOM DO TROVÃO

Sinopse: No futuro ricos executivos viajam no tempo para caçar dinossauros, por puro esporte. Quando um acidente acontece, o líder de um grupo precisa viajar ao passado para colocar tudo em sua ordem normal.

Trailer

Para inicio de conversa até agora estou refletindo o por que do titulo "O Som do Trovão" (originalmente "A Sound of Thunder"), devo ter deixado escapar algo, pois até agora não percebi trovão algum, ou se quer uma analogia ao assunto.

Esse filme, em aspectos gerais, deixa muito a desejar.Tem efeitos visuais muito precários ,levando em consideração o ano de lançamento (2005) e a trama é pobre.

Nesse filme, caçar dinossauros é uma recreação.Interessante é que a empresa responsável por essas viagem temporais sempre leva seus clientes para um determinado momento no passado, para SEMPRE matar o mesmo dinossauro.E os "caçadores" (se assim podemos chamar os clientes da empresa) nunca se deparavam com o grupo anterior. Vou explicar melhor:Um grupo volta para a pré-história para matar o dinossauro "y", tendo realizado a sua missão eles voltam para o presente. Depois um segundo grupo faz a mesma viagem temporal para matar o mesmo dinossauro "y", porém eles não encontram o grupo anterior!!Eles voltam no tempo, mas não encontram as outras pessoas que estavam nessse mesmo momento. Intrigante?O mais intrigante é que (no final do filme) o personagem principal volta no tempo, no momento da morte do dinossauro "y" e ENCONTRA o grupo anterior, para assim impedir que o cliente da empresa traga para o futuro a borboleta. Se a viagem temporal não permetia encontrar o grupo viajante anterior, qual motivo levaria o personagem principal a encontrar-lo no final do filme?E se é possível encontrar o grupo anterior, por que os caçadores nunca viam o grupo da expedição anterior matando o mesmo dinossauro "y"?

Outro aspecto intrigante do filme é o fato que a mudança temporal causada pela borboleta trazida do passado, mudou o presente em "ondas", pouco a pouco. E quando o problema foi resolvido a volta a normalidade não veio em ondas... veio de forma instantânea.

O dinossauro "y" foi escolhido para ser morto durante as aventuras pois ele morreria em um terreno, que instantes depois, seria coberto por lava vulcânica, fazendo assim que a morte desse dinossauro não afetasse o futuro. Por que a falta da borboleta modificou completamente o futuro,levando em consideração que ela também seria consumida pela lava? Acho pouco provável ela sobreviver, mesmo que ela voasse.

Continuando com o assunto da borboleta, a pergunta chave durante o filme TODO foi:"O que foi trazido do passado para causar isso tudo?", tal informação só foi dada no final do filme,mas... tem uma borboleta na CAPA do dvd, Estragando assim a surpresa.

Em aspectos gerais acho o filme extremamente fraco. Como pretendo falar sobre o maior número de filmes possíveis...decidi começar "por baixo".

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Caros Crononautas



Crononauta?
você já irá entender...

Esse Blog é dedicado a filmes com uma temática em comum: A VIAGEM NO TEMPO.

Aqui tentarei expor minhas opiniões sobre viagens temporais em geral, e criticas cinematográficas.

Um crononauta é um termo que eu e alguns amigos utilizamos para definir ou "viajantes do tempo"("crono" esta relacionado à tempo, e "nauta" à viajante).
Ao meu ver: Também pode ser uma pessoa que analiza os aspectos temporais (no nosso caso filmes). Pretendo analizar todo, ou quase todo, filme que tem essa temática.


Gostaria de ajuda para conhecer mais filmes sobre o tema, e também discutir os aspectos pertinentes, peço por favor que não seja colocado em pauta filmes como: " Derrepente 30" ,"Bill & Ted - Dois loucos no tempo" ou " Superman" que abordam o tema, mas não são muito...(hã como poderia me expressar...)...caprixosos... ao falar sobre o assunto.

Sintam-se livres para comentar, e criticar meus cometários.

Tentarei postar regularmente.




Curiosidades sobre o tema? Consulte o nosso guia!

O GUIA DO CRONONAUTA